A Microsoft e a Novabase anunciaram hoje um acordo, nos termos do qual as duas empresas vão constituir uma unidade de implementação de soluções conjuntas, com recursos partilhados. Esta unidade partilhada arranca com uma equipa de oito elementos que, segundo as empresas, já está constituída e em funcionamento.



Os destinatários das soluções exploradas em parceria são as grandes empresas, com a suite Office 365, disponibilizada pela Microsoft, e serviços costumizados à medida de cada cliente, da parte da Novabase. O acordo visa ainda a comercialização de outras soluções Microsoft através desta unidade de recursos partilhados, tal como Windows Azure ou o Microsoft CRM Online.



O pacote Office 365 que deverá lançado pela Microsoft ainda antes do fim do mês inclui soluções de produtividade, comunicação unificada e colaboração. Estas ofertas chegam ao cliente em forma de serviço à medida das necessidades, pelo qual é pago um fee por utilizador.



Numa nota à imprensa a Novabase sublinha a importância do acordo com a Microsoft no novo posicionamento da empresa, anunciado recentemente com a mudança de imagem, colocando a tecnológica portuguesa "na linha da frente dos integradores de soluções de produtividade em modelo cloud computing, que se estima que venham a ser as mais procuradas pelo mercado nos próximos anos", diz o comunicado.




Recorde-se que ainda no ano passado a Microsoft assinou com a PT uma parceria também para a área da cloud, para a distribuição da oferta 365 junto do mercado de pequenas e médias empresas. Este é aliás o segmento para o qual foi criado a suite, mas não o único que pretende explorar, como demonstra o novo acordo com a Novabase, focado nas grandes empresas.

Na semana passada foi anunciado outro acordo para a área dos serviços cloud com a HP.