Os lucros da empresa fixaram-se nos 7,5 milhões de euros, numa descida de 5% face ao ano anterior, enquanto o volume de negócios atingiu os 216,8 milhões de euros, crescendo 2,2%. Os negócios internacionais contribuíram em 33,6% para os resultados apurados.



O EBITDA caiu 17,7% para 14,9 milhões de euros, num ano em que a área de business solutions, a mais relevante no universo do grupo, obteve um volume de negócios de 102,3 milhões de euros, num crescimento de 4,4% relativamente ao período homólogo.



Para os resultados alcançados contribuiu ainda a venda da totalidade do capital detido pela Novabase em várias participadas que operam na área da televisão digital. Em comunicado, a tecnológica explica que embora o negócio esteja avaliado em 5 milhões, deve ser considerado um impacto contabilístico nas contas da empresa relativas a 2013 de 293 mil euros, bem como um encaixe de 6 milhões de euros, gerado por efeito da libertação de fundo maneio da empresa.



O negócio envolveu a venda de 95% do capital da DTV Research e 100% do capital da Novabase Digital TV e da EURL à General Satellite. A operação foi o "culminar do plano estabelecido para a incubação do negócio de Digital TV/SIP (soluções de System-in-Package) na área de Venture Capital", explicou a empresa no comunicado.



A Novabase revelou ainda uma nova política de remuneração aos acionistas que prevê a distribuição de, pelo menos, 30% dos lucros consolidados em cada exercício, uma medida que ainda passará pela aprovação da assembleia geral. Para o ano fiscal terminado a 31 de dezembro, a proposta do conselho de administração passa por entregar 83,62% do lucro consolidado aos acionistas, o correspondente a 20 cêntimos por ação.



Em 2014 a Novabase espera atingir um volume de negócios de 220 milhões de euros, aumentando para 35% o peso da atividade internacional nos resultados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico