A Novabase anunciou que irá implementar soluções de bilhética e controlo de acessos em sete dos dez estádios de futebol criados ou reestruturados para o Euro 2004. Em comunicado, a empresa refere que para além destas soluções ficará ainda responsável pela implementação de redes de dados, Corporate TV e sistemas de informação, em alguns dos estádios em questão.



O projecto adjudicado à Novabase conta com a parceria da Portugal Telecom no fornecimento da solução global para o Benfica e para o Porto, avança o comunicado.



Segundo as empresas, a tecnologia implementada consiste em cartões e bilhetes electrónicos (chip card), que são lidos e escritos sem necessidade de contacto com o leitor, permitindo a viabilização de cartões e bilhetes multi-serviços.



A tecnologia em questão está também a servir de base para os futuros cartões de associado e utente dos diversos clubes e instituições que controlam os estádios. O objectivo é concentrar num único cartão vários serviços desde a entrada no estádio, o registo de quotas, o acesso a pavilhões e piscinas, parques de estacionamento, etc.


No caso do Benfica e do Porto, a solução tecnológica implementada pode ser integrada com os sistemas já em uso nas Áreas Metropolitanas para transporte (cartão Lisboa Viva e no Porto o cartão Andante), também fornecidos pela Novabase. Nestes dois casos, os cartões foram desenhados para funcionar como títulos combinados transportes/futebol.




Através dos acordos efectuados com os estádios de Aveiro, Faro-Loulé, Guimarães, Leiria, Lisboa (Estádio da Luz) e Porto (Antas e Bessa), a empresa de tecnologias da informação espera encaixar 5 milhões de euros.



Notícias Relacionadas:

2002-04-04 - Transportes públicos de Lisboa preparam instalação de novo Sistema de Bilhética