O site já está online há vários meses, mas só recentemente a oferta ficou pronta nas diversas componentes. O LinkB2B é um directório que propõe às empresas nacionais sem site próprio meios para garantir uma presença online e, àquelas que já o têm, mais um canal de divulgação.



A plataforma agrega informação básica do universo de empresas existentes no país, de forma proactiva, criando uma ficha de informação com os dados públicos de cada sociedade comercial.



Num segundo momento contacta as empresas, que podem completar as fichas de informação já carregadas na base de dados, com mais detalhes. Podem igualmente juntar um vídeo de apresentação ou o logótipo, por exemplo. Todas as entradas registadas pelo serviço (SitesB2B) ficam disponíveis para consulta no motor de busca LinkB2B, salvo no caso das entidades que não queiram constar do directório.



A utilização da plataforma não tem custos para as empresas e a receita da LinkB2B é assegurada por publicidade, explica João Jesus, do departamento de comunicação da empresa, que assegura a representação no serviço da grande maioria das 420 mil empresas existentes em Portugal.



O mesmo responsável sublinha que os dados fornecidos pelas bases de dados são actualizados diariamente, garantindo informação actualizada das organizações que vão sendo criadas.



Na pesquisa de empresas que o serviço assegura, a data de constituição da empresa é aliás um dos critérios disponíveis. É também possível encontrar empresas pelo número fiscal, pelo Código de Actividade Económica, localização ou tipo de serviço prestado, por exemplo.



O LinkB2B pretende também ser uma alternativa para as empresas que têm um domínio mas não exploram uma presença Web, ao permitir o reencaminhamento de domínios existentes para a ficha de informação da empresa no SitesB2B.



O LinkB2B está a registar uma média de 9 a 10 mil visitantes únicos por dia que, segundo João Jesus, são na sua maioria empresários e comerciais de empresas. Até final do ano o objectivo é atingir uma média de 50 mil visitas diárias e tornar o site "num ponto de referência para todas as pessoas que procurem informação empresarial em Portugal", espera.



A LinkB2B desenvolve bases de dados empresariais, tratamento de dados e programas para gestão de informação. Gere também a plataforma Sites Mais Úteis.

Cristina A. Ferreira