Com o objectivo de facilitar a entrada dos jovens universitários no mercado de trabalho, a Microsoft Portugal decidiu apostar na criação de um portal onde tanto empresas como estudantes podem apresentar, respectivamente, ofertas de estágio e candidaturas.



O programa "Students to Business" (S2B) faz parte de uma iniciativa internacional e visa "estabelecer uma ponte entre a nova geração de estudantes e as empresas parceiras da Microsoft", afirmou a empresa num encontro com a imprensa.



A nível global, a iniciativa destina-se a mais de 1,2 mil estudantes de tecnologias de informação em mais de oito países europeus, na Turquia e na África do Sul. No que diz respeito ao nosso país, o objectivo da iniciativa passa pela colocação de 150 estudantes a estagiar em cem empresas parceiras da Microsoft.



A actuar como intermediário entre as duas partes envolvidas no processo de recrutamento, a Microsoft assume as suas expectativas e adianta que no final espera que cerca de 70 por cento dos estágios resultem em novos empregos.



O funcionamento do portal é intuitivo e permite que os estudantes preencham um formulário onde inserem os seus dados pessoais e académicos, ou seja, não é necessário o envio de um currículo. Após este processo é possível consultar as ofertas de estágios, colocadas pelas empresas, e apresentar as candidaturas.



Sempre que um estudante responder a um anúncio a empresa à qual a proposta de estágio se dirige recebe uma notificação. O mesmo acontece no caso inverso, ou seja, cada vez que for inserida uma oferta de estágio que se adapte às características do estudante este também é notificado por email.



Em actividade desde o mês passado, o portal S2B já conta com 63 alunos inscritos e uma dúzia de propostas de estágio.



Notícias Relacionadas:

2006-10-12 - Sétimo ponto do Memorando Microsoft/Portugal concretizado com cursos de especialização

2006-01-16 - Programa TII da Microsoft vai formar 3 mil desempregados do sector têxtil