No final do segundo trimestre deste ano existiam 1,897 milhões de assinantes dos serviços de televisão por cabo e satélite (DTH) em Portugal, o que significa que este mercado cresceu 6,5 por cento face ao mesmo período do ano passado e 0,9 por cento em relação ao último trimestre de 2007.



De acordo com a Anacom, os assinantes destes serviços representavam 34,4 por cento dos alojamentos, o que perfaz um aumento na taxa de penetração de 2,1 por cento face aos meses compreendidos entre Abril e Junho de 2006.



De um modo geral, 76,5 por cento dos clientes de serviços de televisão paga são assinantes de TV por cabo, o que correspondia, no final de Junho, a um total de 1,5 milhões de clientes, um valor 3,8 por cento superior ao observado no mesmo trimestre do ano passado.



A autoridade nacional de comunicações indica que a percentagem de assinantes deste serviço face à população portuguesa fixou-se nos 13,7 por cento, 0,2 por cento mais do que o registado entre Janeiro e Março.



O Alentejo foi a região que obteve o maior crescimento no número de assinantes de televisão por cabo ao longo do período em análise, já que cresceu 7,1 por cento face ao primeiro trimestre, fixando-se agora nos 42 mil clientes.



No entanto, a capital continua a registar o maior número de assinantes de televisão por cabo já que concentra 49,2 por cento do total de clientes do país, ou seja, 714 mil assinantes.



A soma dos novos alojamentos cablados por todos os operadores, entre Abril e Junho, ascendeu a cerca de 52 mil, o que levou o número total de acessos por cabo a crescer 1,3 por cento em relação ao primeiro trimestre e a fixar-se nos 4,1 milhões. O Alentejo também se destacou neste segmento já que registou um aumento de 7 por cento no número de novos alojamentos cablados. Por sua vez, Lisboa concentra 44 por cento do total de acessos por cabo disponíveis.



No que diz respeito à distribuição de televisão por Direct to Home, ou DTH, no final do trimestre contavam-se 445 mil assinantes, o que significa que o número de clientes desta tecnologia aumentou 0,2 por cento face aos três primeiros meses deste ano e 16,3 por cento em relação ao mesmo período de 2006. A maioria dos assinantes deste serviço concentra-se nas Regiões Norte e Centro, ambas com uma percentagem de clientes acima dos 30 por cento do total observado no país.




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