A Marktest apurou que em 2006 o número de utilizadores de Internet chegou aos 3,622 milhões, um valor que representa 43,6 por cento da população residente no Continente com mais de 14 anos.



Comparativamente aos valores registados há uma década, o número de internautas aumentou oito vezes, já que a percentagem de utilizadores na referida altura não ultrapassava os 5,7 por cento.



Neste sentido, no espaço de nove anos (até ao final de 2006), os indivíduos que passaram a aceder à rede multiplicaram-se obtendo-se agora um valor 679 por cento superior ao que se registou então.



A segunda vaga do Bareme Internet 2006 mostra ainda que o ritmo de penetração da Internet no nosso país situou-se nos 30,6 por cento ao ano.



É entre os jovens que se observa a maior taxa de adesão à Internet, nomeadamente entre a faixa etária dos 15 aos 17 anos, onde 92,5 por cento dos indivíduos acedem à rede, principalmente os estudantes (97,3 por cento).



A utilização da Internet é prática comum para os indivíduos com idades até aos 44 anos (taxa de utilização acima dos 40 por cento) e para os inquiridos pertencentes aos quadros médios superiores.



No que diz respeito ao escalão social, são as classes mais elevadas que se destacam, com taxas de utilização superiores a 80 por cento, ao contrário do que acontece junto das mais baixas, onde a percentagem não vai além dos 17,5 por cento (classe baixa).



A grande Lisboa e o Litoral Centro são as regiões onde se observa o maior número de utilizadores (55,2 e 47,7 por cento, respectivamente). O Interior Norte ocupa o último lugar da tabela com uma taxa de utilização na ordem dos 29,9 por cento.

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