Em apenas três anos o número de vírus para equipamentos móveis aumentou mais de 1.200 por cento. Os dados da F-Secure, publicados pela IDG Now indicam que, enquanto em 2004 o número de ameaças era de 27, actualmente, e apenas este ano, já foram contabilizados 362 códigos maliciosos.
Do total de vírus detectados, 353 são destinados a equipamentos com sistema operativo Symbian, quatro a PDAs, dois a palmtops e dois para dispositivos em J2ME.
A empresa de segurança refere que o recurso ao Bluetooth é o meio mais propício à contaminação dos equipamentos com algum tipo de código malicioso: 70 por cento -, seguido dos downloads (20 por cento), e das MMS (10 por cento).
Dada a proliferação das ameaças, a F-Secure admite que os utilizadores deverão manter a função de Bluetooth do telemóvel desactivada como forma de protecção.
Aquele que se acredita ser o primeiro vírus para dispositivos móveis, o Cabir, foi detectado há três anos, no dia 15 de Junho de 2004. Este código operava em sistemas Symbian e propagava-se através de Bluetooth distribuindo a cada 30 segundos uma aplicação "cabir.sis" para todos os equipamentos móveis com a mesma tecnologia de conectividade que estivesse ao seu alcance.
Notícias relacionadas
2005-03-08 - Novo troiano ameaça telemóveis Symbian propagando-se por MMS
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários