A Nvidia continua a ver a sua capitalização bolsista a disparar, tendo-se afirmado como a terceira empresa mais valiosa. Ainda em meados de fevereiro tinha ultrapassado a Amazon, um feito inédito em duas décadas. A fabricante, que era mais conhecida pelas suas placas gráficas para gaming, é atualmente uma das mais poderosas fabricantes de chips dedicados à inteligência artificial, os processadores que alimentam sistemas como o ChatGPT.
As ações da empresa continuam a aumentar de valor, tendo um feito um percurso em nove meses de valorização de 1 bilião de dólares para mais de 2 biliões. Para trás ficaram também empresas como a Alphabet (casa-mãe da Google) e a Saudi Aramco. Segundo a Reuters, atualmente a capitalização de mercado da Nvidia é de 2,38 biliões de dólares, atrás da Apple por cerca de 230 mil milhões de dólares e da Microsoft, atualmente a mais valiosa (igualmente devido ao negócio da IA), por cerca de 645 mil milhões de dólares.
Com cerca de 80% do mercado de processadores dedicados à IA, a Nvidia continua a registar recordes internos de valorização durante o último ano. A empresa tem vindo a ultrapassar as quotas de valorização de outros membros do grupo conhecido como os “7 magníficos” (Apple, Nvidia, Amazon, Alphabet, Meta, Microsoft e a Tesla), muito à boleia do elevado interesse dos investidores em matéria relacionada com a inteligência artificial.
A fabricante de chips tem sido apontada como uma das opções favoritas de investimentos a longo prazo, que vêm o seu valor sempre em crescimento durante 2024, salienta um analista citado pela Reuters. Das três mais cotadas, a Microsoft e a Nvidia têm crescido à boleia do negócio de inteligência artificial. Ao passo que a Apple continua com dificuldades devido ao abrandamento das vendas do iPhone. A Microsoft chegou aos 3 biliões de capitalização bolsista em janeiro, juntando-se à Apple.
Os analistas apontam ainda a Nvidia como tendo as ações "mais baratas" do mercado baseados na procura de investimentos na IA. E consideram que não existem sinais para o valor das suas ações atingirem um pico nos próximos tempos. O valor médio por ação rondará os 850 dólares nos próximos 12 meses, ainda assim, abaixo dos 926 dólares registados no último fecho.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários