No mais recente relatório de vendas de smartphones no mercado chinês, os dados da Counterpoint Research apontam para uma quebra de 7% nas primeiras seis semanas de 2024, quando comparado com o mesmo período homólogo do ano passado. O principal motivo foi o “trambolhão” que a Apple deu neste mercado, numa quebra de 24%. Também as principais fabricantes chinesas como a Oppo e a vivo ficaram no vermelho neste início do ano, com quebras de dois dígitos. A equilibrar as contas está a Huawei, que continua a crescer face à grande procura dos equipamentos Mate 60.

No que diz respeito às quebras da Apple, os analistas da Counterpoint apontam diferentes razões. A primeira diz respeito a concorrência direta no segmento topo de gama, sobretudo com o ressurgimento da Huawei, por outro lado, os preços agressivos dos modelos da Oppo, vivo e Xiaomi. “Apesar do iPhone 15 ser um excelente equipamento, este não tem atualizações suficientes da versão anterior, levando os consumidores a manterem as anteriores gerações de iPhone em uso”, destaca o analista Mengmeng Zhang.

Consumidores chineses trocam entusiasmo do iPhone por smartphones dobráveis
Consumidores chineses trocam entusiasmo do iPhone por smartphones dobráveis
Ver artigo

A Counterpoint indica ainda, que ao mesmo tempo houve um registo anormal de vendas nas primeiras semanas de 2023, de muitas unidades que não foram vendidas em dezembro de 2022 devido a problemas de produção, que complicaram a comparação anual com o mesmo período de 2024.

Counterpoint primeiras 6 semanas de janeiro 2024
fonte: Counterpoint

Nas seis principais fabricantes, apenas a Huawei e Honor registaram um aumento de vendas, em 64% e 2%, respetivamente. A Oppo foi a que mais caiu, registando menos 29%, seguindo-se a Apple com menos 24%, a vivo com menos 15% e a Xiaomi com menos 7%. Fechadas as contas, a Apple que tinha conseguido alcançar uma posição de liderança no mercado chinês pela primeira vez em 2023, perdeu a posição para a vivo.

A vivo lidera o mercado nestas primeiras seis semanas de 2024 com uma quota de 18%, seguindo-se logo a seguir a Huawei com 17%. A Honor e a Apple estão empatadas com 16%, seguindo-se a Xiaomi em quinto com 14% e a Oppo em sexto com 13%.

A Apple já tinha apresentado previsões negativas de vendas do iPhone, apontando o abrandamento no mercado asiático, sobretudo na China. Os analistas dizem que muito do entusiasmo dos utilizadores está a ser transferido para os equipamentos dobráveis.

A Huawei continua a recuperar o terreno perdido e a aceitação do Mate 60 tem garantindo o regresso aos bons resultados nos tempos recentes. O equipamento tem surpreendido os analistas pela tecnologia utilizada, mesmo quando a fabricante continua a estar impedida de aceder a tecnologia dos Estados Unidos.

Huawei diz que "tempestade" das sanções já passou e espera regressar aos bons resultados em 2024
Huawei diz que "tempestade" das sanções já passou e espera regressar aos bons resultados em 2024
Ver artigo

Na conclusão da análise, o analista Ivan Lam da Counterpoint, diz que a confiança do consumidor necessita aumentar para estabilizar o mercado, mas que se trata de algo difícil neste momento com tudo o que está a acontecer, especialmente no sector da habitação. Por outro lado, no que diz respeito à Apple, a empresa tem oportunidades de recuperação a curto prazo, tais como o lançamento de promoções agressivas para a venda de iPhones.

Ainda assim, a Counterpoint projeta mais um primeiro trimestre de 2024 a vermelho, muito devido aos poucos lançamentos de novos smartphones neste período.