A NVidia concordou em pagar uma multa de 5,5 milhões de dólares pela acusação de ter omitido o impacto da sua tecnologia na mineração de criptomoedas. As suas placas gráficas GeForce tornaram-se difíceis de encontrar, por serem adquiridas pela comunidade de mineração de criptomoedas. Estas omissões levaram ao engano os investidores e analistas do negócio da empresa, sobre o impacto real da mineração no negócio da empresa, segundo a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC na sigla inglesa).

O processo refere-se aos quartos fiscais da empresa em 2018, com a NVidia a omitir que a mineração de criptomoedas era um elemento significativo no crescimento das suas receitas na venda de GPUs desenhadas e vendidos para gaming, disse a SEC em comunicado. Com o crescimento do interesse desde 2017 nas criptomoedas, os clientes da NVidia passaram a comprar as placas gráficas concebidas para jogos para montar os seus setups de mineração.

Criptomoedas: Nvidia corta performance de mineração da RTX 3060 para metade da capacidade
Criptomoedas: Nvidia corta performance de mineração da RTX 3060 para metade da capacidade
Ver artigo

Na acusação, a SEC diz que nos formulários relativos ao ano fiscal de 2018, a NVidia reportou o crescimento de receitas no negócio de gaming. No entanto, era obrigada a mencionar que este crescimento estava relacionado com negócios considerados voláteis para investidores. As declarações da empresa deram ainda a entender que o negócio de gaming não tinha sido afetado pela mineração de criptomoedas.

As informações prestadas pela NVidia privaram os investidores de informação crítica para avaliar o negócio da empresa num mercado-chave”, disse uma representante da SEC. Salienta ainda que todas as empresas, incluindo aquelas que procuram oportunidades envolvendo tecnologias imergentes, como é o caso das criptomoedas, devem assegurar que as suas informações são completas e assertivas, diz a acusação.

A NVidia não admitiu nem negou as acusações da SEC, mas concordou em pagar a multa de 5,5 milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.