A OpenAI comprou a Multi (anteriormente Remotion), uma startup que está a desenvolver uma plataforma de colaboração centrada em vídeo para empresas. Na semana passada tinha confirmado a aquisição de outra empresa, neste caso a Rockset, especializada em tecnologia de bases de dados.

Ambas as aquisições parecem enquadrar-se na estratégia da OpenAI de investir fortemente em soluções empresariais. Os valores e os detalhes dos negócios não foram avançados e a OpenAI não fez comentários adicionais.

Fontes próximas dizem que, após a conclusão do negócio, a OpenAI irá integrar a maior parte da equipa de cinco pessoas da Multi que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de partilha de ecrã e de colaboração para trabalhadores que utilizam computadores Mac.

OpenAI está a selecionar projetos para bolsas de cibersegurança
OpenAI está a selecionar projetos para bolsas de cibersegurança
Ver artigo

Alexander Embiricos, diretor-executivo da Multi e um dos seus co-fundadores, já anunciou o encerramento da empresa, numa publicação de despedida no seu website. Confirma-se assim a aquisição e que a empresa fechará portas a 24 de julho, data em que irá também apagar as suas bases de dados. A Multi diz que publicou toda a informação para assegurar uma saída suave dos clientes e parceiros.

A plataforma de videoconferência Multi é construída com base na infraestrutura da Zoom Video Communications e inclui uma ferramenta de partilha de ecrã que permite aos programadores partilhar os seus ecrãs com os colegas enquanto escrevem código. Os utilizadores podem abrir novas aplicações e ficheiros nos computadores uns dos outros, bem como destacar itens de interesse num ecrã partilhado com uma funcionalidade de desenho incorporada, explica a empresa no seu website.

A Multi inclui ainda um conjunto de ferramentas de inteligência artificial e pode resumir automaticamente uma reunião, criar uma lista de pontos de ação e fornecer ligações para os ficheiros de código utilizados pelos participantes.

Futuro da IA em Portugal passa pela defesa da língua, aposta na inovação e talento. Regulação não pode ser esquecida
Futuro da IA em Portugal passa pela defesa da língua, aposta na inovação e talento. Regulação não pode ser esquecida
Ver artigo

Na semana passada, a OpenAI anunciou a aquisição da Rockset. Segundo a Reuters, a OpenAI utilizou “as suas ações para comprar a empresa numa transação de ações que avaliou a Rockset em algumas centenas de milhões”.

A Rockset era uma pequena startup de tecnologia de bases de dados, que se dedicava à tecnologia de retrieval augmented generation (RAG) e tecnologias relacionadas que permitem aos modelos de IA generativa aceder a fontes de dados selecionadas, simplificando o processo de criação de modelos.

A Rockset confirmou que a sua equipa irá juntar-se à OpenAI e que a tecnologia servirá para alimentar a infraestrutura de produtos empresariais da fabricante do ChatGPT.