Numa nota enviada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários a Sonaecom informa que a Zon e a Optimus aceitaram “assumir um conjunto de compromissos com o objetivo de eliminar todas as preocupações identificadas” e transmitidas pela Autoridade da Concorrência.

As preocupações foram transmitidas às empresas no âmbito do processo de investigação ao negócio, um procedimento que visa estudar os impactos para a concorrência em operações de concentração como esta.

O que ainda não é conhecido é o teor das preocupações identificadas pela AdC e dos compromissos assumidos pelas duas empresas. Na mesma nota, a Sonaecom explica que, por decisão da Autoridade da Concorrência, os "compromissos em questão serão agora submetidos à apreciação dos contrainteressados". Fazem parte deste leque as empresas do sector, que direta ou indiretamente são afetadas pela operação.



Recorde-se que ainda ontem o presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, admitiu à margem de um evento organizado pela Anacom, que uma decisão sobre a fusão Optimus/Zon estaria para breve.



A AdC recebeu a notificação da operação de fusão há quatro meses e desde março que notícias dão como certa a necessidade de remédios, para garantir uma aprovação. A intenção de fusão foi anunciada pelos acionistas de referência das duas empresas em dezembro do ano passado.

Nota de redação: Num comunicado da Zon enviado à mesma entidade fica-se a saber que os compromissos que a Zon e a Optimus se comprometem a cumprir integram uma proposta enviada pelas empresas à AdC. Estes compromissos não serão por isso uma resposta a exigências do regulador, como podia depreender-se da comunicação da Optimus, mas uma antecipação a possíveis medidas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico