O ex-CEO da HP, Mark Hurd, é o novo co-presidente da Oracle, avançam hoje várias agências internacionais, de acordo com as quais a confirmação da empresa chegou ontem ao final do dia, depois de alguns boatos na imprensa especializada que vinham antecipando a contratação.

O antigo director executivo da HP abandonou a fabricante, há cerca de um mês, na sequência de uma investigação por alegadamente ter assediado sexualmente uma funcionária da empresa. Na altura, o CEO da Oracle, Larry Ellison, já tinha classificado a opção de "a pior decisão da HP em matéria de pessoal" desde que a Apple tinha forçado Steve Jobs a afastar-se da empresa, há 25 anos atrás.

"O Mark fez um trabalho brilhante na HP e espero que faça ainda melhor na Oracle", afirmou o director executivo da Oracle, citado pela Associated Press, acrescentando que "não há nenhum executivo no mundo das TI com uma experiência mais relevante que Mark. O futuro da Oracle é desenvolver sistemas completos e integrados de hardware e software para as empresas", uma área em que Mark Hurd já deu provas.

A Oracle compete actualmente numa das principais áreas de negócio da HP, o fornecimento de servidores para empresas.

Mark Hurd vem substituir um dos presidentes da Oracle, Charles Phillips - que decidiu abandonar a empresa, ao fim de 7 anos - e juntar-se a Safra Catz, que mantém as funções que já desempenhava na liderança da empresa, depois de ter também passado pelo cargo de director financeiro (CFO) da especialista em bases de dados.

A empresa avançou ainda que a sua mais recente "aquisição" vai integrar também o conselho de administração, reportando a Larry Ellison.