Mencionando "mudanças nas condições de mercado", a Oracle baixou a sua oferta para a aquisição hostil da PeopleSoft para os 21 dólares por acção, reduzindo o valor total do negócio para os 7,7 mil milhões de dólares.



"A revisão da nossa oferta reflecte as mudanças nas condições de mercado e na cotação da PeopleSoft", indicou Jeff Henley, presidente e director financeiro em comunicado, salientando contudo que o valor continua acima da primeira proposta. "Acredito quer este acordo irá beneficiar os accionistas de ambas as empresas", reforçou o responsável.



A decisão surge depois da Oracle ter por três vezes subido os 5,1 mil milhões de dólares originalmente oferecidos pelas acções da PeopleSoft no início de Junho do ano passado. Passadas duas semanas o valor aumentou para 6,3 mil milhões, em Julho para os 7,5 mil milhões e a última oferta, datada de Fevereiro deste ano, situava-se nos 9,4 mil milhões de dólares (ver Notícias Relacionadas).



Em resposta à nova proposta, a PeopleSoft indicou igualmente em comunicado que o seu conselho de administração irá considerar a nova oferta na reunião regular que terá lugar no final do mês, sem contudo dar grandes esperanças da sua aceitação, salientando a rejeição das três propostas anteriores.



"Notámos que a Oracle escolheu a altura da Leadership Conference, a nosso mais significativo evento anual de clientes para executivos sénior", indica a Peoplesoft no comunicado, que vê este facto como mais uma prova de que a outra empresa pretende prejudicar o seu negócio.



"Dado os obstáculos antitrust, tanto nos Estados Unidos como na Europa, não acreditamos que o negócio com a Oracle possa ser acordado, independentemente do valor em causa", acrescentou ainda a PeopleSoft.



A proposta da Oracle já recebeu o parecer negativo do regulador norte-americano, tendo sido a questão remetida para tribunal, quando a opinião da Comissão Europeia deverá ser conhecida a qualquer momento.



Notícias Relacionadas:

2004-03-29 - Oracle tenta convencer Bruxelas a aprovar fusão com a PeopleSoft

2004-02-09 - PeopleSoft recusa proposta de 9,4 mil milhões de dólares da Oracle

2004-02-05 - Oracle volta a reforçar proposta de compra da PeopleSoft

2003-07-27 - Oracle aumenta proposta de compra da PeopleSoft para 7,5 mil milhões de dólares

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.