Os números da consultora indicam que o mercado do software cresceu 4,8 por cento em 2013, com os países desenvolvidos a mostrarem-se o maior motor de crescimento face a mercados emergentes relativamente fracos. A receita total do software ascendeu a 407,3 mil milhões de dólares em 2013, com a Microsoft a conquistar mais de 20% deste mercado.

A empresa fundada por Bill Gates, e agora liderada por Satya Nadella, mantém uma posição forte no primeiro lugar da lista das mais lucrativas, com uma receita de 56,7 mil milhões de dólares e um crescimento de 6% face ao ano passado. O valor é mais do dobro dos dois concorrentes mais diretos, a IBM e a Oracle, que em 2013 trocaram de posição.

Embora no ano de 2012 as receitas das duas empresas se tenham fixado nos 28,7 mil milhões, a IBM manteve o primeiro lugar, mas o crescimento de 3,4% da Oracle - face a 1,2% da IBM - faz com que a empresa de Larry Ellison suba no ranking das mais lucrativas. No total a Oracle gerou receitas de 29,6 mil milhões de dólares, enquanto a IBM se ficou pelos 29,1 mil milhões.

Esta é a primeira vez que a Oracle sobe a número dois da indústria, conquistando 7,3% do mercado global de software.

[caption]ranking gartner[/caption]

A SAP está em quarto lugar, com 18,5 mil milhões de dólares de receitas e um impressionante crescimento de 9,5%, mas a Saleforce foi a empresa do Top 10 que mais cresceu - 33,3% - conquistando um lugar entre as empresas tradicionais apesar da sua origem recente e do seu foco no modelo de cloud computing.

A Gartner admite que a indústria de software está a meio de um ciclo de transição crítico no qual as organizações estão a focar os seus investimentos em tecnologias que suportem as atuais estruturas de sistemas para manterem a competitividade, enquanto aproveitam também as vantagens dos modelos de subscrição e cloud onde faz sentido.

"Esta é a primeira vez na análise da Gartner que a Oracle fica em segundo lugar em receitas de software [...] As tendências globais de big data e analytics, com o investimento das empresas em bases de dados e aplicações baseadas na clouda ajudou a dinamizar o crescimento da Oracle", explica Joanne Correia, vice presidente de research da Gartner.

A Salesforce apresentou a maior subida, ganhando duas posições e posicionando-se no 10º lugar, movendo-se também para o quinto lugar em termos de receitas de aplicações.