A OutFit - Tailored Agile Solutions nasceu há seis meses e a sua oferta está totalmente focada nas tecnologias OutSystems. João Caldas, Managing Partner da consultora, adianta ao TeK que a equipa é neste momento constituída por 20 pessoas, mas o plano passa por contratar mais 10 colaboradores até final do ano.

Nesta primeira fase os esforços da OutFit têm estado direcionados para “colmatar a falta de recursos especializados localmente em clientes na Europa”, mas a médio prazo o objetivo da empresa passa pela aposta “no desenvolvimento de soluções e gestão de fábricas de software em modelos nearshore”, adianta João Caldas.

O negócio foi estruturado em três áreas principais: outsourcing de consultores, consultoria em desenvolvimento de software e suporte a grandes fábricas ou soluções de negócio.

Em linha com a estratégia da OutSystems, a internacionalização da Outfit passa neste momento sobretudo pelo Norte da Europa, onde a tecnológica portuguesa tem uma penetração mais forte, mas no futuro o grande objetivo é chegar aos Estados Unidos, para onde a companhia liderada por Paulo Rosado também está a apontar baterias.

No primeiro ano de vida a OutFit quer faturar um milhão de euros e em cinco anos a ambição é transformar-se num dos maiores parceiros OutSystems. O projeto nasceu para dar resposta à escassez de recursos humanos e serviços profissionais especializados na tecnologia portuguesa.

A plataforma da OutSystems permite desenvolver aplicações web e para telemóveis com recurso a metodologias ágeis, que podem contribuir para diminuir até 30% o tempo de desenvolvimento. Recentemente a empresa garantiu um financiamento de 55 milhões de dólares que vai servir para acelerar a estratégia de expansão no mercado norte-americano