Num encontro com a imprensa o novo presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, explicou ontem que a empresa está emprenhada em crescer no mercado português, detalhando algumas das áreas de maior aposta e os sectores onde tem centrado atividade. A empresa acredita que as empresas portuguesas estão disponíveis para levar a cabo processos de transformação de negócio e aponta baterias para aí, em diversas áreas.



Cloud Computing, Business Analytics, Smarter Computing, Smarter Commerce, Smarter Government são áreas-chave na atividade da empresa em Portugal que, como detalhou o responsável, já realiza mais de metade do volume de negócios da unidade local.



Por sectores a divisão portuguesa da Big Blue está focada na banca; distribuição e retalho; sector público, telecomunicações e indústria. Na maior parte destes sectores a empresa firmou novos contratos ao longo do ano passado, que representam negócio para 2012 e para os anos seguintes.



Entre os exemplos apontados por António Raposo de Lima estão novos acordos com o BCP, a tecnologia da IBM dá suporte à nova arquitetura SOA que o banco está a implementar, ou com o grupo Amorim (para implementar uma solução de arquivo e repositório).



No sector público, e mais concretamente na área da saúde, a IBM divulgou que tem estado envolvida em projetos na área da prescrição eletrónica (que permitirão, por exemplo, conhecer em tempo real as prescrições dos médicos) e num projeto de melhoria da gestão operacional de recursos no centro hospitalar de Lisboa norte.



Nas telecomunicações foram referidos três projetos com a PT, a Zon e a Vodafone, nas áreas da Cloud, monitorização da rede, desenvolvimento e suporte aplicacional, respetivamente. No caso do projeto realizado com a Vodafone, as iniciativas desenvolvidas em Portugal já estão ser exportadas para outros mercados.



No outsourcing, que António Raposo de Lima frisa não ser apenas "uma mera externalização de serviços. Também tem serviços de valor", que são prestados às empresas que mantêm este tipo de acordos com a IBM, as áreas mais relevantes de atividade em Portugal são neste momento a gestão de infraestruturas e os serviços financeiros e de contabilidade. No primeiro centro de competências a empresa soma 400 colaboradores e no segundo cerca de 380.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira