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Os países do Norte da Europa têm provado a plena integração do acesso à Internet em banda larga, da RDIS (Rede Digital Integrada de Serviços) e do streaming média, ao contrário por exemplo da Inglaterra, cujo uso de banda larga apenas abrange 2,4 por cento (210,600) dos lares em Agosto de 2001. Esta conclusão, assenta num relatório desenvolvido pela NetValue, uma consultora francesa que estuda o comportamento dos utilizadores no campo da tecnologia, bem como toda a actividade desenvolvida na e para a Internet.


A Noruega lidera o uso de RDIS, com cerca de metade de todas as casas com Internet de banda larga (54.7 por cento), seguida pela Alemanha que se encontra em segunda posição. Através dos adaptadores RDIS os utilizadores domésticos e empresariais podem visualizar as páginas Web a uma velocidade superior a 128 Kbps.


A Espanha, por sua vez, destaca-se pelo uso do streaming média (ficheiros de conteúdo áudio e vídeo que são visionados e ouvidos ao vivo, sem ser necessário efectuar o seu download para o PC que os lê), embora em termos de ligações de alta-velocidade a Suécia se distancie claramente dos outros países.


Mas se por um lado, a Suécia e a Dinamarca continuam a liderar a conectividade de banda larga à Internet, de acordo com a NetValue, 1,7 por cento dos lares da Inglaterra ainda se encontram ligados por cabo e 0,5 por cento por ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), contra 0,1 por cento usando o satélite.


Embora este estudo não tenha abrangido o nosso país, de acordo com o último relatório sobre o serviço de transmissão de dados publicado pelo Instituto de Comunicações de Portugal(ICP), o número total de clientes do serviço de acesso à Internet em Portugal era de 1.987.365, no último trimestre de 2000. No que diz respeito à RDIS e ao ADSL, não são apresentados quaisquer valores, apesar de estar referido expressamente que o acesso à Internet por cabo ascendeu a 25.236 clientes, naquela data, representando cerca de dez por cento do total de clientes de acessos pagos e 1,3 por cento do total de clientes Internet (acessos pagos e gratuitos).

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