A PalmOne, fabricante de PDAs, anunciou ontem que está a comprar à PalmSource os direitos de utilização da marca Palm, numa tentativa de assegurar um nome familiar para os produtos no sector dos organizadores pessoais. A marca Palm pertencia às duas empresas conjuntamente desde a separação da PalmSource, divisão de sistemas operativos para os equipamentos móveis, em Outubro de 2003.

Este negócio vai render 30 milhões de dólares à PalmSource, proprietária de 55 por cento da marca Palm, montante que será pago durante três anos e meio. Além disto, a PalmOne também renovou a licença de uso do sistema operativo da PalmSource até 2009 por meio de um pagamento mínimo de royalties no valor de 148,5 milhões de dólares.

Pelos termos do acordo, a PalmOne vai alterar o seu nome para Palm Inc. ainda neste ano, tendo conferido à PalmSource alguns direitos às marcas registradas Palm e aos seus licenciados por um período de transição de quatro anos. Desta forma, deve ser criado um novo logótipo para a marca nos próximos três meses.

McVeigh adiantou à Associated Press que entre várias as mudanças pretende-se implementar uma plataforma open source para os dispositivos portáteis. "O que me foi dito é que pretende-se investir numa alternativa aberta e não em sistemas fechados. E é isso que vamos fazer. Inclusivamente já conversamos sobre a possibilidade mudarmos para Linux."

Com sede em Milpitas, a PalmOne fabrica PDAs, smartphones e outros dispositivos. A PalmSorce desenvolve e vende sistemas operativos para os computadores portáteis.

A iniciativa da aquisição da marca surge dias depois de David Nagel, Chief Executive Officer (CEO), ter abandonado a companhia. A PalmSource ainda não informou qual o motivo da saída de Nagel, e avançou que Patrick McVeigh vai ser o seu próximo substituto.

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