A informação foi partilhada pela Panasonic hoje, em comunicado, dando conta de uma reestruturação do negócio global que vai ter um custo de 130 mil milhões de yen, cerca de 900 milhões de dólares. A multinacional japonesa fundada em 1918 com o nome de Matsushita Electric Industrial Co, por Konosuke Matsushita e é conhecida pelos produtos de eletrónica de consumo, como televisores, eletrodomésticos, aparelhos de som e outros dispositivos. 

A tecnológica japonesa pretende cortar 10 mil postos de trabalho, sendo cerca de metade no Japão e os restantes nas várias localizações em todo o mundo. Atualmente a Panasonic conta com cerca de 228 mil funcionários a nível global, como refere o site.

A Panasonic indica que a reestruturação vai implicar a consolidação das vendas e operações indiretas, assim como localizações, contando também com reformas antecipadas no Japão. A área de Lifestyle será uma das mais afetadas pelos cortes, com a área de eletrónica, aquecimento e sistemas de ventilação, a que se juntam outros negócios da holding.

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O objetivo é garantir a melhoria dos lucros e a rentabilidade financeira de 10% até ao final do ano fiscal de 2029. As áreas de baterias para carros elétricos e sistemas de armazenamento de energia são as maiores apostas, e a Panasonic conta já com clientes como a Tesla e outros fabricantes de automóveis. Em sentido contrário está a área de eletrónica de consumo e de tecnologias de informação, que tem vindo a perder dinheiro.