A PayPal é uma das empresas com forte presença no segmento do comércio eletrónico, sobretudo na área dos pagamentos. A empresa já está a preparar o futuro e vai apresentar o PayPal Galactic, um sistema de pagamento que vai funcionar fora do planeta Terra para assegurar as transações monetárias quando as viagens espaciais turísticas, e quem sabe de expansão, começarem a ser uma realidade.

Para já o PayPal Galactic é também uma iniciativa que quer discutir a questão das transações e pagamentos comerciais no espaço. A tecnológica está unida com a SETI, uma organização não governamental e sem fins lucrativos ligada à área da exploração espacial, e com a Sociedade do Turismo Espacial.

"Enquanto os programas de turismo espacial estão a abrir-se para a maioria das pessoas, isto levanta questões sobre a comercialização no espaço", refere em nota de imprensa o presidente da PayPal, David Marcus. O executivo lembrou ainda que o uso de dinheiro parece ser um cenário fora de questão e que a sua empresa já deu provas de que consegue assegurar pagamentos digitais além-fronteiras.

O anúncio da iniciativa vai ser feito durante o dia de hoje, 27 de junho, e vai contar com a participação de Buzz Aldrin, astronauta da Apollo 11 e segundo homem a pisar a superfície lunar. Buzz Aldrin considera que quando as viagens espaciais forem uma realidade as pessoas vão querer ter sistemas e comodidades o mais parecidos possível com os que têm na Terra.

Como é que os sistemas bancários vão ter que se adaptar, quais os riscos de haver fraudes e que regulação vai ser necessária, são algumas das questões que vão ser debatidas em conjunto pelas várias entidades que estão a promover o PayPal Galactic.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico