A provar que os tablet PC continuam a ser um produto de nicho na região EMEA, a venda destes dispositivos baixou 12 por cento entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, para as 35 mil unidades, indicam os resultados de uma análise de mercado da Canalys para a Europa, Médio Oriente e África. Já num comparativo anual, o mesmo volume representa um crescimento de 25 por cento.



Os resultados comerciais obtidos pelos PCs tablet continuam abaixo dos alcançados por outros produtos móveis para empresas como os notebooks que, crescendo igualmente cerca de 25 por cento em termos anuais, para os 3,6 milhões de unidades, tinham registado um aumento de 40 por cento no primeiro trimestre deste ano.



A Hewlett-Packard (HP) continua em primeiro no que respeita ao fabrico de computadores de formato tablet, mas cresceu apenas nove por cento desde o primeiro trimestre de 2003. Já a Acer fez aumentar fortemente as suas vendas no ano passado, ao ponto de ter quase tanta quota de mercado como a HP.



Nota-se que todas as grandes marcas aumentaram as suas vendas, em detrimento das pequenas fabricantes, mas o volume de vendas foi tão diminuto que mesmo crescimentos de 68 por cento ou até de 94 por cento resultaram em menos de 10 mil unidades comercializadas.



Cerca de dois quintos dos revendedores inquiridos pela Canalys - que tentou perceber quais as condicionantes que poderiam conduzir a uma maior sucesso dos tablet PCs face aos notebooks, acredita que a redução do preço é essencial. Além disso, um terço considera que são necessárias mais aplicações especificas para o formato, enquanto seis por cento defende uma maior promoçãoo por parte da Microsoft. Contudo, 12 por cento dos inquiridos acha que o formato está destinado ao falhanço e que pouco poderá ser feito para remediar a situação.



As características convertíveis do modelo são os factores que mais atraem os compradores de tablet PC. As vendas deste tipo de dispositivos aumentaram 93 por cento em termos anuais e totalizam agora 80 por cento das unidades vendidas, diz a Canalys. Já as vendas anuais dos modelos fixos baixaram 45 por cento.



Os preços elevados e o número limitado de aplicações de software faz com que os consumidores encarem os portáteis como uma opção melhor, o que fará com que os tablets PC continuem a surgir como um produto de nicho ainda durante algum tempo, salienta a Canalys. "As fabricantes do formato tablet terão que ter alguma paciência e deixar que o seu produto cresça lentamente à medida que a disponibilidade do software vai aumentando", aconselha a consultora.



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