Como actual entidade coordenadora do Programa Nacional de Compras Electrónicas (PNCE), a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) optou pelo TradeForum para a implementação do projecto-piloto do Ministério das Finanças.



Constituído pela Tradecom e pelo forumB2B.com com vista à prestação de serviços no âmbito do referido PNCE - que a par da Bizdirect e da Iwaytrade saíram vencedores do concurso público -, o TradeForum já assegurava os projectos-piloto da Presidência do Conselho de Ministros, do Ministério da Justiça e do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, ao qual se junta agora o Ministério das Finanças, uma das entidades que mais recentemente integraram o PNCE.



Nestes pilotos, as negociações dinâmicas e compras por catálogo suportados pelo TradeForum já permitiram, mesmo antes do final dos projectos, obter poupanças superiores ao investimento inicial realizado pela UMIC, refere o emarketplace em comunicado.



O Programa Nacional de Compras Electrónicas foi criado e legislado pela UMIC, que deverá transferir no futuro a sua tutela, de uma forma faseada, para o Ministério das Finanças, segundo o anunciado recentemente por José Luis Arnaut, ministro-adjunto do Primeiro-ministro, durante um Jantar-debate promovido pela APDC.



A decisão estava contemplada desde o início do PNCE já que a própria UMIC, responsável pela concepção do projecto, não possui o poder hierárquico e administrativo para implementar muitas das medidas definidas naquele âmbito.



Notícias Relacionadas:

2004-04-02 - Arnaut quer transição faseada do Programa de Compras electrónicas para as Finanças

2004-03-28 - Entrevista: "À nossa escala, contribuiremos para o objectivo da Estratégia de Lisboa"
2004-01-14 - Arranque do Portal de Compras do Governo atrasado