A rede social Pinterest motiva mais os utilizadores a realizarem compras online do que o Facebook. A vertente comercial do Pinterest ultrapassa em larga escala a da rede social de Mark Zuckerberg, segundo conclusões de um estudo da BizRate Insights.

Quando questionados sobre o uso dado aos aspetos comerciais nas duas redes sociais, os inquiridos que usam o Pinterest mostraram-se muito mais comprometidos com os produtos e com as marcas. 70% dos utilizadores do Pinterest usam a rede social para "encontrar inspiração sobre o que comprar", número bem superior aos 17% do Facebook. Quando a rede é utilizada "para ajudar a manter contacto com as coisas que gosto", 67% dos "pinners" consideraram esta opção como válida, baixando para os 21% relativamente ao Facebook.

O Pinterest é ainda mais usado (67%) para "seguir tendências de produtos" que os utilizadores gostam do que o Facebook (22%) e é mais usado pelos utilizadores na "associação a marcas e retalhistas" (43% contra 24%).

A rede social dos "quadros de cortiça" digitais é também mais usada (32%) para "obter ofertas especiais das marcas e das ligações estabelecidas", enquanto no Facebook apenas 26% usam a plataforma com este intuito.

O único aspeto em que os utilizadores do Facebook têm uma tendência semelhante aos do Pinterest é na "conexão com pessoas que têm estilos e interesses similares".

No entanto o Facebook ultrapassa o Pinterest em alguns pontos de análise na investigação feita. Os utilizadores da rede social de Mark Zuckerberg já gostaram mais (55%) de uma página, de uma marca ou de um retalhista, do que os "pinners" (26%). Esta diferença em específico pode estar relacionada com os diferentes níveis de maturidade e adoção que as redes sociais têm, dado que o Pinterest é mais recente que o Facebook e é cem vezes mais pequeno, tendo apenas 10 milhões de utilizadores.

Os inscritos no Facebook também já procuraram mais (30%) por marcas e retalhistas que os do Pinterest (23%) e navegaram mais nos conteúdos dessas entidades (44% contra 36%). O Facebook também é mais usado para participar em concursos e promoções do que o Pinterest (30% contra 9%).

Os "pinners" voltam a destacar-se quando a opção é relativa à "partilha de um item que foi visto na página de uma marca". Aqui 37% dos inquiridos do Pinterest respondeu que já fez repin, contra os 27% dos utilizadores do Facebook que partilharam produtos que viram nas páginas das marcas.

O estudo da BizRate Insights questionou 1248 utilizadores do Pinterest e 4738 do Facebook, que se classificam ao mesmo tempo como compradores online, entre 9 e 17 de agosto de 2012.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico