O índice de software distribuído ilegalmente pode ter gerado prejuízos na ordem dos 450 milhões de dólares (310,8 milhões de euros) à Apple e aos programadores que desenvolvem aplicações para os dispositivos móveis da “marca da maçã”, contabilizando apenas o tempo de existência da App Store.

A análise é feita pelo serviço 24/7 Wall St. que estima que só a Apple, que fica com 30 por cento das receitas geradas a partir da loja de aplicações, tenha perdido 140 milhões de dólares (96,7 milhões de euros) com a pirataria.

As conclusões têm por base a estimativa de que 75 por cento das aplicações pagas são pirateadas, ou seja por cada software comprado, três são pirateados, nas contas do 24/7 Wall St., num total acumulado desde Julho de 2008 de 1,53 mil milhões de downloads ilegais.

“Se o preço médio de uma aplicação paga for três dólares, isso resulta em 4,59 mil milhões de dólares de prejuízo dividido entre a Apple e as empresas associadas”, refere a publicação.

O 24/7 salienta que uma estimativa justa da proporção de pessoas que teriam recorrido à App Store se não tivessem usado software ilegal se situará nos 10 por cento, “um valor que reflectiria 459 milhões de dólares de receita perdidos”.