A PlayStation 4 já se estendeu para além do seu modelo original. Neste momento, para além da consola padrão, a Sony oferece ainda um modelo Pro e um sistema de realidade virtual que está a ajudar a empresa a explorar as capacidades desta plataforma. Por outro lado, é verdade que a consola vai já para o seu quinto ano de vida, um período que, porém, é ainda inferior ao ciclo da PlayStation 3.

De acordo com o analista Mat Piscatella, do NPD, a PlayStation 4 vai permancer na primeira linha do portefólio da empresa japonesa durante, pelo menos, mais dois anos. A sucessora, só deverá chegar em 2020, quando a PS4 tiver sete anos de mercado.

O especialista sublinha que por esta altura, a Sony deverá atingir as 100 milhões de PS4 vendidas. "As unidades de hardware estão dependentes do conteúdo e das estratégias de preço. Estou interessado em ver como o preço da PS4 vai mudar ao longo do ano, tanto a nível de base como no valor das promoções. Espero que a PS4 tenha outro excelente ano a nível de vendas (2019), mas acho que não será tão bom, comparativamente a 2018", cita a IGN, em referência às declarações de Piscatella ao portal Gamingbolt. "2020 é o que tenho definido nas minhas previsões [para o lançamento da PS5]. Os dados sugerem que não há necessidade de colocá-la mais cedo no mercado. Mas já me surpreenderam antes, por isso estou tão curioso como qualquer outra pessoa", conclui.

Analista acredita no lançamento da PlayStation 5 já em 2019
Analista acredita no lançamento da PlayStation 5 já em 2019
Ver artigo

Até lá, é expectável que a Sony continua a alimentar o seu atual ecossistema com títulos AAA, como é o caso dos já anunciados God of War ou The Last of Us II. Por isso se estiver a pensar adquirir uma PS4 nos próximos meses, não deixe de o fazer para esperar pela PS5. Até ao final de 2018, pelo menos, é muito pouco provável que a empresa nipónica tenha algum anúncio relevante a fazer relativamente a um possível lançamento.

Recorde-se que uma das últimas previsões por parte de um analista indicava um lançamento em 2019. Michael Pachter dizia em julho do ano passado que uma das particularidades desta nova consola deverá ser a retrocompatibilidade, o que vai tornar possível a utilização de jogos de quarta geração na quinta geração de consolas.