A Nintendo sempre foi bastante protetora das suas propriedades intelectuais, sobretudo depois dos títulos lançados na CDi da Philips nos anos 1990 baseados em The Legend of Zelda. Mas não é inédito a empresa “emprestar” as suas personagens a editoras externas, ainda que baseadas em estreitas ligações, como foi o caso da Ubisoft que fez Mario+Rabbids e a SEGA que produziu os jogos de Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos.

Quem está de olho nos universos e personagens da Nintendo é a Tencent, a gigante chinesa que tem vindo a ganhar posição em diversas empresas de videojogos espalhadas pelo mundo como a Epic Games de Fortnite, a Riot de League of Legends, a PUBG Corp., Ubisoft, Supercell e a Blizzard, por exemplo. Os planos da empresa passam por produzir os seus próprios jogos baseados nas personagens da Nintendo, caso a fabricante japonesa decida licenciar, como avança o The Wall Street Journal.

tek Zelda
Uma das poucas vezes que a Nintendo licenciou uma série deu origem à trilogia de jogos Zelda para a Philips CDi. Foi um desastre.

Segundo um executivo da Tencent, citado pelo jornal, a empresa quer expandir-se da China ao construir jogos para consolas para os mercados americanos e europeus, mas baseados nas personagens conhecidas, para “aprender a essência de fazer jogos de consolas com os engenheiros da Nintendo”. Apesar de ser, à partida, muito difícil da Tencent aceder ao espólio da fabricante japonesa, a ideia não é de descartar, uma vez que ambas as empresas já têm uma parceria firmada no início do ano, em que a gigante chinesa se tornou a porta de entrada para as vendas da Switch no seu apetecível mercado, ainda que os reguladores tenham tornado o processo lento.

Em tentativas anteriores da Nintendo penetrar na China, a empresa criou versões de New Super Mario Bros. e The Legend of Zelda: Twilight Princess, ambos da Wii, para correr no NVidia Shield. De salientar ainda que o mercado chinês é maioritariamente basedo em jogos para PC, o que torna a penetração ainda mais complicada.