A HP Portugal deu hoje a conhecer novas áreas de competência da sua unidade de serviços através das quais pretende continuar a responder ao objectivo de ajudar os seus clientes empresariais a "optimizarem recursos e obterem um melhor retorno do investimento em TI", tal como está descrito na sua estratégia Adaptive Enterprise. As novidades do portófolio de serviços da HP agora apresentadas dividem-se em quatro grandes áreas: Business Continuaty & Availability, Networking Services, Integrated Support Management e Total Print Management.



Pretendendo endereçar questões relacionadas com a interrupção e falhas de serviços, custos de operação, privacidade e protecção de dados e segurança, o novo serviço de Business Continuity & Availability é, tal como o nome indica, uma solução de continuidade e disponibilidade para ambientes produtivos das empresas.



Esta solução, que poderá ser composta apenas por serviços, vai desde a análise das tecnologias instaladas aos processos de contingência e gestão dos mesmos, abrangendo todas as tecnologias instaladas no cliente, acrescentou António Ventura, Business Director de serviços de tecnologia e soluções de gestão tecnológica na HP Services Portugal, durante uma conferência de imprensa.



Posicionando-se como um integrador de tecnologia de vários fabricantes, a HP avança com as novas soluções de Networking Services onde se pretende destacar na implementação de "soluções complexas e de grande desenvolvimento tecnológico", nas áreas de telefonia IP, datacenter, optical e ISEE.



Para a componente de ISEE, a HP oferece uma ferramenta "on the box" que segundo António Ventura diferencia a fabricante dos seus concorrentes. Esta ferramenta, constituída por hardware e software permite monitorizar, detectar e gerar alarmes do ambiente de TI, contribuindo, entre outras coisas, para reduzir os down-times. Ao mesmo tempo pode ser usada para inventariação ou criação de topologias de rede, funcionando em ambientes multibanda e multidispositivos, na versão Advanced.



Em Portugal, a empresa conta já com dois grandes projectos de Networking em carteira, um desenvolvido para a Santa Casa da Misericórdia, relacionado com o EuroMilhões, e o segundo, no sector das telecomunicações, para a Optimus. "A HP trabalha dentro de ambientes técnicos e de produção onde a componente de networking é muito importante", referiu António Ventura quando apontava factores diferenciadores da oferta da HP face aos seus concorrentes.



A Integrated Support Management é uma solução que fornece gestão e suporte operacional para clientes que trabalhem com várias tecnologias. "É a ferramenta ideal para empresas de grande dimensão que trabalham em ambientes de TI complexos e heterogéneos e que procuram um parceiro que tenha a capacidade de gerir a complexidade e a mudança, atendendo a custos e à melhoria do desempenho", sugere António Ventura.



Já com os serviços de Total Print Management a HP propõe-se contabilizar, gerir e controlar os custos da base instalada de impressão de uma empresa, de modo a melhorar a rentabilização desses ambientes. "Podemos ajudar a fazer o inventário do número de dispositivos, saber com rigor o número de páginas que se imprimem, em que impressoras, a frequência com que se encomendam consumíveis, etc", explicou o responsável da HP.



A fabricante garante à partida uma redução de custos de 15 por cento mediante o recurso ao seu serviço, mas na maioria das implementações já feitas chegaram aos 35 por cento. Dentro deste serviço, destaca-se o regime Pay per Use, que dá mais flexibilidade às empresas clientes na optimização e gestão do seu ambiente de impressão e cópia.



O preço da solução Total Print Management varia consoante o número e o tipo de impressões e começa nos 80/100 mil euros ao ano, podendo atingir "alguns milhões". "Esta é uma área de negócio à qual não se ligava muito importância há uns anos atrás, mas que assume um nível de importância cada vez maior".




Notícias Relacionadas:

2005-01-04 - HP alarga gama de software empresarial OpenView
2003-11-07 - HP reforça estratégia Adaptive Enterprise

2003-05-07 - HP revela nova estratégia Adaptive Enterprise