Marcado para os dias 17 e 18 de outubro, o Portugal Digital Summit acontece este ano, pela primeira vez, no Norte do país, mais precisamente a partir da Exponor, em Matosinhos. O evento da ACEPI regressa ao formato presencial “em grande”, mas vai manter a “emissão televisiva”.

“Queremos potenciar a dinâmica que aprendemos durante a pandemia com a organização de eventos digitais, que nos permite chegar ainda a mais gente” referiu Alexandre Fonseca, presidente da ACEPI, durante uma sessão online de antecipação do evento com jornalistas.

Tal como aconteceu nos últimos anos, a “emissão televisiva” vai poder ser vista tanto a partir do site da ACEPI como de um canal de TV dedicado, através dos três prestadores principais MEO, NOS e Vodafone.

Sob o tema transversal “AI: Powering Business Innovation & Digital Transformation”, esperam-se na Exponor mais de 150 oradores nacionais e internacionais em sessões distribuídas por três palcos: Leadership Stage, para a área da transformação digital; Disruption Stage, sobre os mais recentes conceitos, tecnologias, metodologias e modelos de negócio; e Masters Stage, dedicado ao ecommerce e marketing digital.

Os Estados Unidos da América são o país convidado da edição deste ano do PDS, “uma nação de referência global em transformação digital e avanço tecnológico", sublinhou Alexandre Nilo Fonseca, e além da presença de diferentes intervenientes, durante a conferência, vai ser promovida uma roundtable com executivos de organizações públicas e privadas dos dois países, para a partilha de experiências.

Estudo da economia e da sociedade digital para começar, Dia das Compras na Net para terminar  

O Portugal Digital Summit é apenas um dos momentos da Portugal Digital Week, que este ano decorre entre 16 e 20 de outubro.

A iniciativa da ACEPI começa com a já tradicional apresentação do Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital, que analisa a evolução da economia digital em Portugal, em domínios como a utilização da internet pelos consumidores, a presença das empresas na internet e o comércio eletrónico.

Depois do Portugal Digital Summit e da a entrega dos Prémios Navegantes XXI, nos dias 17 e 18 de outubro, decorre a USA-Portugal Digital Roundtable, a 19 de outubro.

Como habitualmente, o último dia, 20 de outubro, está reservado ao Dia de Compras na Net, com promoções e descontos em diferentes lojas online e marketplaces aderentes. O objetivo deste ano é superar as 300 lojas participantes, indicou o presidente da ACEPI.

“Temos um posicionamento único para que Portugal seja uma nação digital líder para o futuro. O facto de sermos um país pequeno não nos deve assustar, deve dar-nos a mentalidade de startup que temos tido”, rematou Alexandre Nilo Fonseca. “Ser-se pequeno não é necessariamente uma desvantagem, até pode ser uma vantagem: não há escala no mercado interno, mas isso faz com que qualquer empresa que surja em Portugal tenha logo que pensar em ser internacional”.