
Portugal e Espanha vão criar uma rede ibérica de cidades inteligentes, um projeto que pretende fazer com que as localidades fiquem mais avançadas tecnologicamente e que possam estar em contacto com outras regiões na partilha de conhecimento e dos dados que vão sendo compilados.
O acordo vai ser assinado hoje, 13 de novembro, entre a Rede de Inovação Urbana (RENER) e a Rede Espanhola de Cidades Inteligentes (RECI). O projeto que é centrado na cooperação entre as cidades, pretende também aumentar a competitividade económica das regiões e desenvolver áreas específicas como a sustentabilidade ambiental, a cultura e os transportes públicos.
Segundo escreve a agência Lusa, além da partilha de informação as duas entidades que representam redes de smart cities vão participar conjuntamente em iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento das cidades inteligentes.
Um dos projetos do RENER e do RECI passa por conversar com as empresas para que estas criem soluções inovadoras que ajudem a superar alguns dos desafios que são encontrados no quotidiano urbano.
Do RENER fazem parte as cidades e vilas portuguesas de Almada, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários