Os empregadores do sector tecnológico em Portugal são os terceiros mais otimistas a nível global, no que se refere ao número de contratações de talento tecnológico durante o primeiro trimestre de 2024. Sessenta e cinco por cento das empresas do sector em Portugal prevêem aumentar as suas equipas nos primeiros três meses do ano. Só 8% esperam uma redução de recursos, enquanto 25% acreditam que não vão precisar nem de contratar nem de despedir ninguém.

Os dados constam de um estudo da Experis, Tech Talent Outlook e voltam a mostrar que o sector tecnológico se destaca em relação a todos os outros na dinâmica de recrutamento de novos colaboradores. Esta é uma realidade global. A Projeção para a Criação Líquida de Emprego nas tecnologias cresce 36%, mais do que o esperado para qualquer outro sector no primeiro trimestre do próximo ano, ainda que com uma ligeira descida, de três pontos percentuais, face aos três meses anteriores.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Em Portugal, estima-se uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego no sector das TI de 57% nos primeiros três meses do próximo ano, o valor mais elevado desde o primeiro trimestre de 2022. O valor, explica a Experis, já foi ajustado aos efeitos de sazonalidade e representa uma subida de 10 pontos percentuais face ao último trimestre deste ano e de 29 pontos percentuais face ao período homólogo do ano passado.

O indicador coloca Portugal 24 pontos percentuais acima da média da região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e 21 pontos percentuais acima da média global. Contas feitas, o país é o terceiro em todo o mundo com a perspetiva mais otimista nesta matéria. Na EMEA, a média de crescimento do emprego TI estimado pelas empresas do sector é de 33%.

“Embora 2023 tenha sido marcado por reduções de equipas em multinacionais tecnológicas, que atraíram muita atenção, estas deveram-se em grande medida a um processo de ajustamento face às contratações do período pós-pandemia”, explica Nuno Ferro, brand leader da Experis.

“Atualmente, assistimos a uma elevada procura por talento e serviço tecnológicos em todos os sectores e perfis de empresas, reflexo da transformação digital que se faz sentir em praticamente todos os modelos de negócio”, acrescenta ainda o responsável.

O estudo analisa a realidade em 41 países. O país onde as empresas se mostraram mais otimistas em relação à criação de emprego nas TIC foi Porto Rico. O segundo foi a Suíça e, como já referido, Portugal fecha o top 3.

No total, 17 países apresentaram estimativas mais otimistas de contração do que no trimestre anterior e 22 abrandaram o ritmo de recrutamentos previstos. A Experis entrevistou, para a pesquisa, 5300 empresas tecnológicas.