
Numa altura em que as más notícias imperam o European Innovation Scoreboard de 2008 faz um retrato positivo da posição de Portugal a nível da Inovação entre os 27 Estados-membros da UE. De acordo com este ranking, Portugal está agora em 17ª posição, tendo-se juntado ao grupo dos "Inovadores Moderados" depois de anos no grupo dos retardatários, designados por "Catching-up".
[caption][/caption]
"Estamos a convergir nas condições para criar riqueza, o que antecipará outras convergências que o país ambiciona", defendeu hoje Carlos Zorrinho, Coordenador do Plano Tecnológico, numa conferência de imprensa para apresentação dos resultados.
Carlos Zorrinho destacou os vários indicadores em que Portugal ficou bem classificado neste índica que mede a inovação na Europa e a posição relativa da UE face a outros países, realçando a subida de 5 posições na lista, mas também o facto de Portugal ser o 5º país com maior progresso relativo. As melhorias fizeram-se sentir sobretudo na qualificação dos recursos humanos mas também no indicador do impacto económico da inovação.
A importância das políticas públicas, especialmente do Plano Tecnológico que se faz agora sentir neste ranking que inclui dados de 2006 e 2007, e das parcerias com a sociedade civil e instituições como a COTEC, foram também realçadas por Carlos Zorrinho.
Para o coordenador do Plano Tecnológico, estes resultados agora alcançados são para manter e melhorar. "Temos a forte convicção de que a dinâmica capturada neste ranking não é ocasional. Reflecte mudanças estruturais. [...] Temos convicções muito fortes de que nos próximos anos teremos resultados melhores", sublinha.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários