O índice de preparação dos países para a economia em rede publicado ontem pelo Fórum Económico Mundial mostra que Portugal subiu três posições em relação ao resultado obtido em 2004, colocando-se agora em 27º lugar entre os 115 países listados pela organização. Ainda assim a classificação é apenas um terço da garantida pelos Estados Unidos, que conquistaram a primeira posição.

Singapura foi destronada do primeiro lugar com uma subida de quatro posições dos Estados Unidos, que reconquistaram o lugar cimeiro como economia mais bem preparada nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Depois dos Estados Unidos e Singapura os primeiros lugares são ocupados pela Dinamarca, Islândia e Finlândia.

O relatório do Fórum Económico Mundial avalia 115 economias em todo o mundo e é publicado pelo quinto ano consecutivo, mantendo-se a par de outras análises da organização, como a relativa à Competitividade económica dos países.

O Networked Readiness Index (NRI) é produzido em conjunto com o INSEAD e mede a propensão dos países para aproveitarem as oportunidades das tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento e melhoria da competitividade. São analisadas três dimensões, nomeadamente o enquadramento macroeconómico, a preparação de indivíduos, empresas e Estados para tirar partido das tecnologias e ainda a utilização actual das últimas novidades.

O índice obtido este ano por Portugal foi de 0,56 pontos, quando no ano passado se situava nos 0,39. Com a 27ª posição Portugal conseguiu superar outros países da União Europeia, como a Espanha (em 31º lugar), Malta (em 30º), Itália (em 42º) e a Grécia (em 43º).

Notícias Relacionadas:

2005-05-13 - Portugal entre os piores da Europa na utilização de Internet
2005-04-20 - Portugal no 25º lugar do ranking eReadiness do The Economist