Portugal caiu três lugares do ranking mundial que avalia o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento e competitividade dos países. Na edição deste ano do relatório divulgado pelo Fórum Económico Mundial (preparado em parceria com o INSEAD) Portugal ocupa a 33ª posição da tabela. No ano passado assegurou a 30ª posição e no ano antes foi 28º, numa lista que alinha 133 países.


Nas diversas áreas analisadas aquelas onde a posição de Portugal assume maior relevo são as relacionadas com o uso de tecnologias nos serviços públicos. Na área que analisa o sucesso do Governo na promoção de medidas TIC, Portugal consegue o 8º lugar do ranking. No item que analisa o uso das TIC pelo Governo e as eficiências que daí resultam Portugal consegue uma quarta posição.


A elevada penetração móvel - como já aconteceu em anos anteriores - também volta a ajudar Portugal a marcar pontos nesta análise comparativa, garantindo uma 11ª posição no ranking mundial, bem como o acesso à Internet nas escolas, tópico em que Portugal consegue uma 27ª posição.


No relatório é possível ler que esta foi a primeira vez em nove anos que os autores do estudo concluíram que mais de metade da população mundial está a viver em cidades, com as cidades dos países emergentes a afirmarem-se cada vez mais como centros globais, com mais semelhanças com as grandes cidades dos países desenvolvidos do que com o resto do seu próprio território. Essa aproximação fica patente também pela pressão existente nestes centros para a criação de infra-estruturas básicas de comunicações e redes de alta velocidade, diz o documento.


A Suécia lidera o ranking mundial, seguida por Singapura e pela Dinamarca que nos últimos três anos assegurava a liderança do ranking. No Top 10 estão ainda a Suíça, a Finlândia, a Holanda ou a Noruega, a assegura uma forte representatividade do continente europeu nos primeiros lugares da tabela. Os Estados Unidos ocupam a 5ª posição.