Em 2020 foram feitos 1.124 pedidos de patente e modelo de utilidade em Portugal, resultando num crescimento de 16,5% em relação a 2019, no qual foram registados 965 pedidos. No entanto, houve um decréscimo de 9,1% face a 2019 no que diz respeito ao número de validações de patentes europeias em Portugal.

Ao todo foram validadas 5.385 patentes, ainda assim “considerado um forte indicador no interesse no mercado português”, segundo dados sobre a propriedade industrial no Portal da Justiça.

Ainda no que diz respeito aos dados sobre as patentes, houve um aumento de 25,5% de pedidos internacionais com origem em Portugal. Dos 200 pedidos de patentes registados em 2019, em 2020 cresceu para 251, “sinal de uma relevante propensão para a salvaguarda dos direitos de propriedade industrial em outros territórios”.

Apesar da pandemia de COVID-19, houve apenas uma quebra de 0,6% nos pedidos de registo nacionais de marcas, de 21.426. Em termos proporcionais, no que diz respeito à proteção de marcas, Portugal fez 2.094 pedidos de registo por milhão de habitante, colocando-o acima de países como o Reino Unido, a Alemanha, a Espanha e a França.

Nos últimos 10 anos, Portugal esteve classificado como Inovador Moderado. Portugal surge agora em 12º lugar na lista dos países considerados Inovadores Fortes, sendo a primeira vez que integra o grupo, ainda que abaixo da média europeia, segundo dados de junho da European Innovation Scoreboard (EIS).

A análise mostra que há uma tendência positiva na maioria dos países da UE, com o nível de desempenho em inovação a registar um aumento de 8,9% desde 2012. Ao longo dos últimos 8 anos, os países onde se verificou uma maior subida foram Portugal, Grécia, Lituânia, Malta e Letónia.

tek registo de patentes
créditos: Comissão Europeia