
(Alterada) É promovida como a maior mostra de tecnologia nacional, a exposição que hoje arranca na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, para se prolongar até ao próximo domingo, 26 de Setembro. O Portugal Tecnológico ocupa este ano três pavilhões de exposição da FIL, numa área total de 40 mil metros quadrados que acolhem 226 expositores, entre empresas e organismos públicos. Mostram serviços, produtos e soluções inovadoras sob o tema: Portugal Tecnológico, a liderar o futuro.
Mobilidade Eléctrica, Energias Renováveis, Educação, Saúde, Comunicações, Transportes e Segurança são algumas das áreas com grande destaque na mostra, que é acompanhada de um programa de conferências.
Entre as principais novidades desta edição 2010 estão uma LANParty. É também a primeira vez que o evento acolhe um Espaço Mostra, por onde vão passar investidores que integram delegações de vários países estrangeiros. O objectivo é ajudar a promover a internacionalização das empresas portuguesas, explica a organização.
Outra novidade é a transformação da Praça Central da FIL numa Praça da Energia, para acolher instituições e empresas nacionais que mostram e deixar experimentar projectos na área da sustentabilidade.
O embrião do Portugal Tecnológico foi o PorTI, uma mostra tecnológica realizada em 2007 para projectar os projectos nacionais mais inovadores, tirando partido da presidência portuguesa da União Europeia e das atenções acrescidas de que o país era alvo na altura.
A exposição reuniu 90 empresas e entidades públicas. O conceito, promovido pelo Ministério da Economia, agradou a todos os participantes mas a escassez de público desiludiu.
A experiência acabou por marcar uma viragem no conceito de exibição de tecnologia para o sector. O SITIC já não teve edição 2007 e no ano seguinte nascia o Portugal Tecnológico. No ano passado o evento voltou a realizar-se, contando com um total de 23 mil visitantes, número que a organização este ano conta ultrapassar, com o maior espaço de exposição e o número crescente de expositores.
Temas em debate
Do primeiro ao penúltimo dia do Portugal Tecnológico há uma agenda de conferências a decorrer em paralelo à exposição. Responsáveis políticos, especialistas internacionais e gestores portugueses animam o programa PT 2010. Os oradores convidados encaixam em quatro grandes temas, que dão o mote a cada dia de discussão.
O e-government dá o tiro de partido nas salas de debate, como tema escolhido para as intervenções do dia 22. Energia, indústrias criativas e economia digital balizam as apresentações marcadas para os dias seguintes.
Por Lisboa passam, a propósito desta edição 2010 do Portugal Tecnológico, Jane Fountain, directora do Centro Nacional para o Governo Digital e professora de Ciência Política e Política Pública da Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, ou Philippe Aghion, economista francês da Universidade de Harvard. Também integram a agenda, John Howkins, analista internacional de topo em áreas como a economia criativa, inovação e direitos de autor e Don Tapscott, escritor, consultor e conferencista de estratégia e mudança organizacional. Terão a seu cargo os discursos principais de cada dia.
Nas presenças nacionais a agenda está recheada de ministros e secretários de Estado, sobretudo no sábado, dia em que a discussão é dedicada à Economia Digital. Isabel Alçada, ministra da educação, José Vieira da Silva, ministro da economia, João Mata, secretário de Estado da educação e Carlos Zorrinho, secretário de Estado da energia e inovação estarão na plateia a ouvir Don Tapscott.
O acesso à feira é gratuito e todas as conferências podem ser acompanhadas online, via transmissão Web.
Nota de redacção: A notícia foi alterada na informação relativamente ao espaço de exposição da feira. Ao contrário do que tinha sido anunciado pela organização, a feira ocupa apenas três pavilhões de exposição e não quatro, como pudemos constatar no local. Segundo a mesma fonte, a alteração deve-se ao facto do espaço dedicado à LanParty prevista ter passado do pavilhão 4 para encaixar no pavilhão 3.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários