Está ao mesmo nível de nomes como o tenista Novak Djokovic, a cantora Adele ou o youtuber PewDiePie. Está numa categoria diferente, é certo, mas goza do mesmo prestígio ao figurar na lista dos 30 europeus mais influentes da sua área, elaborada pela Forbes. Marco Barbosa é o nome que deve decorar relativamente aos projetos de empreendedorismo social.

“É bom sentir o reconhecimento. Especialmente é bom sentir que o trabalho que a equipa está a fazer é reconhecido a nível internacional”, disse o empreendedor em conversa com o TeK.

O jovem de 28 anos é o diretor executivo da eSolidar, uma plataforma online que vende produtos e promove leilões com o objetivo de angariar dinheiro que posteriormente é distribuído por causas sociais. Na fotografia mostrada acima Marco é o elemento que está ao centro, rodeado de outros membros da empresa.

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Os produtos vendidos tanto vão de uma simples caneca, como passam pelos itens mais exclusivos como um capacete de Darth Vader autografado pelo ator original da personagem ou uma camisola da seleção inglesa de futebol do Mundial de 1966.

Marco Barbosa acredita que esta distinção da Forbes vai trazer mais visibilidade para a eSolidar junto dos investidores. “É sempre importante, o potencial de atrair novos investidores é elevado”, comentou o CEO.

Atualmente com 40 mil utilizadores, a plataforma eSolidar já foi responsável pela distribuição de mais de cem mil euros para diversas instituições de solidariedade. A sua maior venda de sempre rendeu perto de oito mil euros, sendo relativa à guitarra de artista britânico Mark Knopfler.

É justamente no Reino Unido que está agora o grande foco da plataforma de comércio eletrónico. “Até ao final do ano queremos consolidar neste mercado. Os novos investidores têm estado contentes com os resultados. Estamos dentro das expectativas de crescimento e estamos a cumprir as métricas”, explicou Marco Barbosa.

Ainda este ano a eSolidar espera levantar uma nova ronda de financiamento que permitirá à plataforma de ecommerce expandir para o sempre apetecível mercado norte-americano.

Portugal já tinha representação na lista mundial da Forbes ao ter os cofundadores da startup Talkdesk, Cristina Fonseca e Tiago Paiva, como dois dos jovens mais promissores no segmento das tecnologias empresariais.

Rui da Rocha Ferreira