O número de compras este Natal cresceu 16% em comparação com o ano anterior. O recorde do maior número de compras por segundo de sempre voltou a ser batido a 23 de dezembro.

Trezentas e noventa e três transações por segundo foi o pico de operações registado às 12h13m de 23 de dezembro de 2023, e que representa um novo máximo histórico processado na Rede MULTIBANCO, segundo o relatório do SIBS Analytics. Os dados demonstram que 23 de dezembro foi também o dia com o maior número de compras, 56% acima da média diária do ano.

O estudo indica que o consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2023, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 16% em número de operações. Os dias 21, 22 e 23 de dezembro foram os que registaram um volume maior de operações, tendo sido registada neste período mais de oito milhões de operações por dia.

O crescimento do consumo foi mais expressivo nas compras online, que aumentaram 37,9%, em 2023, enquanto as compras em loja registaram uma subida de 12,5% face ao período homólogo. Os avanços acompanham a tendência já registada no último ano, nota a SIBS.

Clique nas imagens para mais detalhe sobre os resultados do estudo

O comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento: os pagamentos online pesam já 18% do total registado em dezembro de 2023, mais três pontos percentuais do que no ano anterior.

Também o MB WAY continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as compras, algo que é visível tanto online como nas físicas. No último mês de 2023, um período tipicamente marcado por um número elevado de transações, os pagamentos em loja através deste sistema cresceram 1,8x face ao período homólogo de 2022 e as compras online registaram um incremento de 1,7x face ao mesmo período.

Os dados do SIBS Analytics permitem ainda aprofundar a análise do consumo de estrangeiros e de portugueses fora do país, com o número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro a registar um crescimento de 11% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 23% em relação a dezembro de 2022.

Casa & Decoração (2,2x), Jogos & Brinquedos (2,0x), Perfumaria & Cosmética (1,9x) e Roupa & Acessórios (1,8x) foram os setores que maior subida registaram nos pagamentos segundo o relatório, isto é aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2023 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2023).