Segundo um estudo do Observador Cetelem, relativo ao ecommerce, há cada vez mais portugueses a aderir às compras online, refletindo-se na avaliação da experiência e das quantias despendidas nas transações. 61% dos portugueses que fazem compras online avaliam a experiência como bastante positiva, ainda que esta classificação tenha descido 11% face ao ano passado. No entanto, a classificação “Muito Boa” teve uma subida de 6%, sendo em 2019 de 30%.

tek cetelem

Há mais portugueses satisfeitos na sua experiência de compras online, segundo o estudo, entre as idades compreendidas entre os 25 e 44 anos (92%). Na região da Grande Lisboa 94% dos inqueridos mostraram-se satisfeitos e 92% no Grande Porto.

A nota máxima da experiência de compras online foi dada por 38% da Região Centro, valor que aumenta para 42% em jovens com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos.

Em média, os portugueses fazem compras pela internet cinco vezes ao ano, um resultado semelhante ao do ano passado. Durante os 12 meses, os portugueses gastaram uma média de 606 euros, um crescimento de 12% em comparação a 2018, que registou uma média de 543 euros, ou seja, mais 63 euros do que no último ano. No Norte do país gastou-se mais, 642 euros, seguindo-se o Sul com 541 euros e por fim a região Centro a ronda os 459 euros. É possível consultar o estudo completo no seguinte endereço.