Os mais recentes dados do estudo Netpanel da Marktest, que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica, mostram um crescimento no tempo de utilização da Internet de 21,6 por cento no mês de Abril. O SAPO continua na liderança das preferências dos utilizadores nos domínios consultados, notando-se ainda um crescimento do acesso ao domínio msn.com.br.

O universo de inquiridos abrangeu mais de um milhão de os portugueses com mais de quatro anos, que se ligaram à Internet durante o mês passado, evidenciando um decréscimo de 1,5 por cento do tempo relativamente ao mês de Março e de 1,4 por cento comparativamente ao mês homólogo de 2004.

Em Abril, a média diária de portugueses online foi superior a meio milhão de portugueses, mais 2,9 por cento do que em Março e superior a 10,5 por cento relativamente ao mesmo período do ano passado.

Foram visitadas mais de 1,3 mil milhões de páginas, e quem encabeça a lista de utilizadores únicos é o sapo.pt, com 943 mil visitantes, seguido do msn.com, com 859 mil, do google.pt, com 850 mil, do passport.com e do passport.net.

Ainda assim, quem apresentou a maior subida foi o msn.com.br, que aumentou 20,9 por cento face ao mês anterior; já a maior quebra verificou-se no e-financas.gov.pt, com menos 15,8 por cento do que em Março, saliente-se muito devido à entrega de IRS online.

Em termos de tempo de navegação, e comparativamente a Março o total diminuiu 5,4 por cento, cerca de 400 mil horas por dia, o que representa 9 horas e 18 minutos por utilizador.

Quanto às páginas visitadas, a liderança é do msn.com.br, com mais de 85 milhões, seguido do google.pt, por uma diferença de um milhão. O sapo.pt encontra-se na terceira posição da tabela, e logo atrás encontram-se o hi5.com e o iol.pt. Na lista dos 20 domínios com mais páginas visitadas durante o mês analisado, a maior subida foi protagonizada pelo up.pt, que quase subiu 39,9 por cento; pelo contrário, no e-financas.gov.pt ocorreu a maior descida, cerca de 32 por cento face ao mês anterior.

Notícias Relacionadas:

2005-04-16 - Portugueses passam cada vez mais tempo a navegar na Internet
2005-04-02 - Internautas portugueses elegem notícias como principal tema de interesse online