Com Portugal na rota dos turistas, muitos optaram por comprar casas, não só na área algarvia, como a própria capital tem sido alvo de aquisições em “massa”, fazendo disparar os preços dos imóveis para históricos nunca vistos. Com o mercado a mostrar-se “desregulado”, surgem sempre dúvidas se estará a fazer um bom negócio, tanto na compra como na venda. O valor médio da avaliação bancária para habitação subiu para os 1.205 euros por metro quadrado, em valores de setembro. Lisboa é a cidade mais cara do país, registando vendas com médias de 2.753 euros por metro quadrado, segundo relatório do INE (Instituto Nacional de Estatística).

Nesse sentido, o INE disponibilizou um website (que também funciona no smartphone) que permite consultar os preços das habitações por rua, bairro e cidade. Para já, estão disponíveis informações de preços de sete cidades: Lisboa, Porto, Braga, Amadora, Funchal, Coimbra e Vila Nova de Gaia, incluindo os respetivos bairros e freguesias. Futuramente poderão ser adicionadas outras cidades.

A ferramenta tem diversos filtros que ajudam a perceber facilmente as zonas mais inflacionadas ou mais acessíveis, que suportado pelo mapa permite visualizar rapidamente alguns dos atributos da região como os acessos, escolas, supermercados, hospitais e outros elementos que podem afetar a avaliação.

Se preferir focar-se em zonas em maior pormenor, pode selecionar nas opções a divisão por secções estatísticas ou selecionar áreas de 500x500 metros quadrados. Cada seleção oferece o valor das vendas por metro quadrado, o número de imóveis vendidos relativos ao período de referência trimestral e o valor de referência da cidade escolhida. As informações são obtidas através das médias relativas ao número de transações feitas na área selecionada.

Uma consulta rápida em Lisboa permite rapidamente testemunhar como as habitações estão inflacionadas. Por exemplo, São Sebastião da Pedreira tem um valor médio de 3.338 euros por metro quadrado, quando o valor para Lisboa é de 2.753 euros. Mas se aprofundar para as zonas estatísticas, os valores sobressaem, como por exemplo, nos Restauradores com médias de 4.000 euros por metro quadrado, mas noutros locais o valor pode ser quase o dobro.

Se tiver dúvidas sobre a utilização do website, a INE disponibilizou um guia de instruções para ajudar na navegação.