Ao mesmo tempo que foi dado a conhecer um estudo da Network Equipment Technologies que revela que os utilizadores habituais da banda larga estariam dispostos a pagar mais por serviços melhorados, surge um outro relatório do Yankee Group que conclui que o preço das ligações de banda larga está a impedir a sua massificação entre o mercado doméstico.
Com efeito, 63 por cento dos utilizadores de Internet por ligação dial-up admitiram ao Yankee Group que o elevado preço cobrado pelas ligações de banda larga os está a afastar das mesmas. Além disso, entre os internautas com ligações de banda larga ouvidos por a mesma empresa, cerca de um terço declarou que trocava o seu serviço actual por um menos dispendioso.
Segundo Boyd Peterson, analista do Yankee Group, em declarações News.com, estes dados revelam que "ainda não estamos no auge da banda larga, em que toda a gente a considera uma necessidade". Para o mesmo, a banda larga "ainda é um produto de luxo em muitos mercados".
O estudo surge numa altura em que os fornecedores de banda larga - operadores telefónicos e de cabo - se encontram em acesa competição no mercado doméstico de Internet de alta velocidade. Para já, as empresas de cabo levam vantagem sobre as ofertas de ADSL das telefónicas. No entanto, as últimas tem vindo a lutar contra essa desvantagem baixando os seus preços de ADSL. Como resposta, as firmas de telecomunicações têm vindo a melhorar as suas velocidades de ligação de forma a manterem a sua posição dominante.
Notícias Relacionadas:
2003-10-14 - Utilizadores de banda larga dispostos a pagar por melhores serviços
2003-05-21 - Estudo indica que crescimento de banda larga começa a abrandar
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários