O mercado da banda larga nos Estados Unidos está a defrontar-se com problemas decrescimento. Um estudo da Jupiter Research demonstra que a apetência pelo uso de ligações de banda larga continua a existir, mas que para que se concretize a adesão de maior número de norte-americanos a este serviço os preços deverão baixar para menos de 40 dólares por mês.



A empresa de estudos de mercado prevê no relatório "The DSL Market Opportunity: Closing the Gap with Cable Modem Providers" que se esta barreira for ultrapassada, em 2008 possam existir 46 milhões de casas norte-americanas com acesso de alta velocidade à Internet, mais do que duplicando o número registado em finais do ano passado, que se aproximava dos 21,5 milhões.



O documento aponta ainda para outro nível de preço, abaixo dos 29,9 dólares por mês, indicando que o número de utilizadores de acesso à Internet por dial up que consideraria a mudança para banda larga se as mensalidades atingissem este valor é bastante elevado. Pelo contrário, com preços acima dos 40 dólares só 22 por cento dos mesmos estão dispostos a evoluir para estes serviços.



A Jupiter avisa ainda que no ano de 2004 os ISPs devem reanalisar a sua oferta em termos de preços para manter o nível de angariação de novos clientes que foi atingido em 2003. Porém, a empresa considera que a diferenciação tem de acontecer também ao nível dos serviços, sob o risco do acesso Internet se tornar uma commodity que os utilizadores comprem apenas baseando a sua decisão no custo.



Segundo os números do DSL Forum a China está a dominar a aquisição de novos assinantes de DSL, tendo conseguido cerca de 2,2 milhões só no terceiro trimestre de 2003, contra os cerca de 667 mil dos Estados Unidos. Mas, é ainda o Japão que lidera em termos de número de linhas DSL, que rondam as 9,2 milhões, seguido dos Estados Unidos com 8,2 milhões e da China, que ultrapassou a Coreia do Sul, com 7,8 milhões de assinantes.



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