A tecnológica lançou novas funcionalidades que, apesar de representarem um conjunto de melhorias significativas na aplicação do motorista para, segundo comunicado da empresa, "melhorar a​ ​flexibilidade​ ​os​ ​rendimentos​ ​e​ ​a​ ​segurança" destes profissionais, vão também ter impacto na carteira do passageiro. Ainda na semana passada tinha sido feita uma atualização na app dos clientes que permite adicionar mais do que uma paragem na viagem de Uber.

No total, são sete as mudanças que deverão entrar esta semana em funcionamento para os cerca de 3.000 motoristas Uber a operar no Porto, Lisboa e Algarve.

Entre as novidades, o destaque vai para o tempo de espera, que se for superior a dois minutos, levará a uma cobrança de 10 cêntimos por minuto e para a taxa de cancelamento, ou seja, por cada serviço cancelado após dois minutos depois de o serviço ter sido solicitado, o motorista receberá o valor de 2,5 euros. Anteriormente tinha até cinco minutos para anular o pedido.

As avaliações abaixo de cinco estrelas só vão contar se houver culpa direta dos motoristas e estes vão passar a ser alertados quando receberem um pedido de uma viagem que seja superior a 45 minutos.

Outras das funcionalidades são a capacidade do motorista poder partilhar a localização e o estado da viagem com amigos e familiares através da aplicação e de poder escolher o local e a hora a que precisa de desligar a aplicação da Uber.

A última alteração é a introdução de um chat na aplicação para facilitar o ponto de encontro entre motorista e passageiro, onde ambos podem especificar um local mais preciso em zonas mais movimentadas. Para que a comunicação não ponha em causa a segurança do condutor, a mensagem escrita pode ser convertida em voz.

Rui​ ​Bento,​ ​Diretor-Geral​ ​da​ ​Uber​ ​para​ ​a​ ​Ibéria, diz esperar que “as funcionalidades que hoje anunciamos façam a diferença na experiência dos motoristas. Continuaremos​ ​determinados​ ​em​ ​tornar​ ​a​ ​experiência​ ​de​ ​condução​ ​com​ ​a​ ​Uber​ ​vez​ ​mais​ gratificante,​ ​eficiente​ ​e​ ​simples.​”

Os novos recursos da aplicação foram apresentadas na inauguração do novo "Greenlight Hub" da Uber no Porto, no Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio. O centro contará, por agora, com uma equipa de quatro pessoas para prestar apoio presencial a parceiros e motoristas.

Recorde-se que na semana passada a Uber comunicou que Lisboa foi escolhida para ser o centro de apoio da Uber para a Europa.