No Outono serão apresentadas as primeiras medidas concretas do Plano Tecnológico, garantiu hoje Manuel Pinho, Ministro da Economia e Inovação num seminário do Diário Económico. Assegurando que o Governo não esqueceu o Plano Tecnológico no âmbito da actual preocupação com o Plano de Estabilidade e Crescimento, Manuel Pinho afirmou que este é a bandeira para resolver o problema do baixo crescimento em Portugal.



Perante as expectativas de crescimento de 1,5 por cento na zona euro, face a uma previsão de 5 por cento de crescimento mundial, Manuel Pinho lembrou algumas das medidas que o Governo não deve tomar como o estímulo ao consumo e o aumento da despesa pública. "O processo de transformação económica implica 'destruição criativa', alguns têm de ficar para trás, sendo obviamente apoiados", afirmou.



Embora as primeiras medidas do Plano Tecnológico só sejam apresentadas no Outono, Manuel Pinho garante que este período de desenvolvimento é mais rápido que o conseguido por muitos países. "Queremos ser mais rápidos na apresentação destas medidas" sublinhou o ministro.



Manuel Pinho lembra ainda que o Governo já tomou algumas medidas concretas, como a reposição dos incentivos fiscais, do inglês nas escolas, a criação da Unidade de Coordenação, o INOV Jovem e o programa Contacto.



Entre as medidas o ministro recordou também a reconfiguração das unidades instrumentais da economia e inovação, mas sem referir a Agência de Inovação.



O ministro adiantou que em Junho a recém criada Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico deverá apresentar novas iniciativas nesta área.



Notícias Relacionadas:

2005-04-21 - Conselho de Ministros aprova regime para Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico

2005-01-25 - PS coloca Plano Tecnológico no centro do programa eleitoral