Trezentos mil dólares (258 mil euros) é por quanto se estima que será vendido o computador Apple-1 que vai a leilão já no próximo mês de setembro. A unidade é uma das apenas 60 que ainda se julga existir.

Este é o primeiro modelo funcional de computador que a Apple produziu. Entre 1976 e 1977, Steve Wozniak e Steve Jobs produziram cerca de 200 exemplares, que foram postos à venda na loja The Byte Shop, em Mountain View, Califórnia. Cerca de 175 arranjaram comprador, mas apenas 60 estão em circulação. A unidade que vai agora a leilão foi restaurada e está 100% funcional.

De acordo com o portal RR Auction, que está responsável pelo leilão, "este computador Apple-1 foi restaurado até ao seu estado original pelo especialista Corey Cohen e está operacional desde junho de 2018". Aos licitadores participantes, o site vai disponibilizar "um relatório técnico preparado pelo restaurador [...] que avalia o estado da máquina com um 8.5/10". A leiloeira adianta ainda que "num teste conduzido, o computador foi utilizado durante oito horas seguidas sem que tenha sido registada qualquer falha".

Outro dos pormenores que destaca este aparelho é o facto de não ter sido feita qualquer alteração à sua motherboard. A RR Auction explica que os entusiastas dos computadores tinham por hábito modificar os componentes das suas máquinas quando estas começaram a popularizar-se no mercado. Na década de 70, a empresa facilitava este processo, mas mais tarde associou-se a um novo processo de montagem e desenvolvimento, que encerra sistema e hardware num produto finalizado e difícil de modificar.

Se está interessado em competir por este "artefacto" histórico, saiba que as primeiras licitações podem ser feitas a partir do próximo dia 13 de setembro, sendo que a sessão estará aberta até ao dia do leilão, que se realizará a 25 de setembro.

A Associated Press sublinha que o Apple-1 vendia-se por 666 dólares quando chegou ao mercado. O valor, considerando a inflação atual, equivale hoje a 2.950 dólares. O peso histórico e a raridade do aparelho vai fazer disparar o preço desta unidade.

Em 2013, uma outra unidade foi leiloada por mais de 387 mil dólares.