Os profissionais das tecnologias de informação são os menos interessados em mudar de emprego. Este número mostra o bom estado de saúde do ramo tecnológico em Portugal e a conclusão foi feita com base num estudo de mercado feito pela Hays, que demonstrou também um crescimento no número de empresas que pretendem contratar novos trabalhadores em 2015.



A Hays, especializada no recrutamento de profissionais qualificados, realizou entrevistas a 3701 profissionais e a 705 empregadores, concluindo que apenas 68% das pessoas com funções na área das tecnologias de informação consideram mudar de emprego. Este é um número inferior à média, que desceu em 2014 para os 75% depois de, na edição transata, ter alcançado os 83%. No topo da tabela de profissionais mais descontentes estão os setores de Marketing e Vendas e ainda o ramo da Banca e Seguros.



Dentro das TI, as funções de programador, consultor, analista funcional e administrador de sistemas são as que as empresas mais procuram, ao passo que os gestores de vendas e os testadores de software são as funções menos requisitadas.



Esta análise das tendências do mercado de trabalho mostra também que, em 2015, 70% dos empregadores inquiridos pretendem contratar mais colaboradores, um número bastante positivo considerando os 53% verificados no ano anterior. As preferências de recrutamento variam mediante a zona do país: o norte e o sul têm preferência por comerciais, enquanto o centro procura na sua maioria engenheiros.



Contudo, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados já levou 46% das empresas a contratar pessoas menos adequadas para a função, isto apesar de 36% dos profissionais que responderam ao questionário terem afirmado que já recusaram uma oferta de trabalho.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico