A ministra da Juventude e Modernização anunciou nesta quarta-feira, no Web Summit, que o Programa Nacional das Raparigas nas STEM será apresentado no início de 2025. Margarida Balseiro Lopes explica que o Programa visa aumentar a presença feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, rumo a uma economia mais inclusiva e inovadora.
O programa integra a Estratégia Digital Nacional e propõe uma “intervenção abrangente e estruturada” em três eixos de atuação: na Educação (do pré-escolar ao 12.º ano), no Ensino Superior e no Mercado de Trabalho.
Serão criadas iniciativas e consideradas ações, já em curso, para garantir que todas são executadas sob “uma linha orientadora integrada, com objetivos, indicadores de resultado e metas comuns”, detalha em comunicado. “A criação deste programa, articulado com especialistas na matéria, permitirá uma coordenação ágil e uma avaliação rigorosa do impacto das ações”.
O Programa Nacional das Raparigas nas STEM aspira aumentar a percentagem de mulheres especialistas TIC em Portugal. Em 2023, esta percentagem era de 20% do total de especialistas TIC. Pretende ainda atrair mais raparigas para a frequência de cursos nas áreas STEM, que representam cerca de 30% dos diplomados nestas áreas.
O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt. O SAPO é media partner e pode ver também aqui as transmissões do palco principal, em streaming.
Acompanhe a transmissão do Web Summit em direto:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
Children of Morta já pode ser jogado nos smartphones: Um RPG indie com aspecto retro focado na narrativa -
Site do dia
Website Image Effects aposta na criação de efeitos sonoros com inteligência artificial -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários