No âmbito do Programa UT Austin-Portugal, será amanhã protocolada uma parceria entre a Zon Multimédia, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o CoLab na Universidade do Porto.



O acordo tem como objectivo promover a investigação na área das aplicações e conteúdos digitais através da criação de um concurso. O prémio é final, que contempla as categorias aplicações, conteúdos multimédia, e curtas-metragens, está avaliado em "200 000 euros e em bolsas de investigação concedidas pela FCT", indica um comunicado enviado à imprensa.



Para cada uma das categorias em análise serão atribuídos prémios de 50 mil euros, em dinheiro, ao qual acresce a entrega de uma bolsa de investigação por parte da FCT. O melhor trabalho entre os vencedores nas três categorias será considerado "o vencedor absoluto do Prémio Criatividade em Multimédia", recebendo por isso 50 mil euros adicionais ao montante recebido pela vitória na sua categoria.



Todas as bolsas de investigação serão atribuídas em função dos requisitos dos candidatos, podendo assumir as tipologias bolsa de integração na investigação, para estudantes de licenciatura, de doutoramento, para licenciados ou mestres, ou, por fim, de pós-doutoramento, para integração em equipas e projectos de investigação a decorrer no âmbito do CoLab, em Portugal e incluindo uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.



Esta iniciativa surge no âmbito da parceria do Estado com a Universidade do Texas em Austin para o Programa "Parcerias de Futuro" e contempla a exploração conjunta de tecnologias emergentes com base em investigação e ensino pós-graduado nas áreas de conteúdos digitais, bem como a implementação do CoLab, International Collaboratory for Emerging Technologies. A parceria tem a duração de um ano, sendo automaticamente renovado por períodos sucessivos de igual duração.



Resta salientar que a Zon Multimédia associa-se ao projecto com o financiamento do prémio, enquanto que a FCT aposta na oferta de bolsas e o CoLab promove a integração do vencedor ou um seu colaborador, em qualquer dos tipos de bolsas a conceder em equipas e projectos de investigação em Portugal, incluindo uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.



Notícias Relacionadas:

2007-03-02 - Protocolo com a Universidade do Texas envolve 12 empresas de tecnologia e media